Confesso que nunca havia lido uma fic original ou conhecido a fundo as lendas gregas. Entretanto, estou verdadeiramente extasiada com A Profetisa e a Queda de Tróia. A estória é como uma viagem pelas crenças e cultura da Grécia antiga. A autora possui um rico conhecimento sobre esse universo e a transforma em um enredo envolvente, penetrante e instigante.
A Gisele Alvares Gonçalves autora da fic desenvolve a narrativa de forma primorosa numa mescla de capítulos divertidos, misteriosos, quentes e cheios de ação. A autora possui uma escrita sofisticada, que prende o leitor desde o início da leitura.
A narrativa é recheada de detalhes e descrições que transportam o leitor a eras longínquas. No entanto, a riqueza de detalhes não a faz cansativa. Muito pelo contrario ela a engrandece.
Apesar da estória se basear na mitologia Grega familiar ao leitor, a autora de forma única a modela e acrescenta característica e fatos novos que se incorporam harmoniosamente.
Os personagens são sem dúvida únicos, independente de terem sido criados pela autora ou de já serem conhecidos pela literatura universal. Há um grande número de personagens, uma vez que existem os deuses do Olímpo e os viventes em Tróia e Esparta. Em função disso não há como destacar um ou outro, além da personagem central, a Nyla. Ela é misteriosa e admirável, uma mulher que em uma época onde todas as outras baixam a cabeça perante os homens não tem medo de encará-los de frente e mostrar ao que veio. Nyla é o tipo de personagem profundo, cheio de facetas e responsável pelos maiores mistérios da narrativa.
Trecho do capitulo um: A Festa de Casamento
"– Meus cumprimentos pela felicidade dos dois! – disse a semi-deusa ao casal, sorrindo exagerada, todavia sinceramente.
– É um prazer receber-te, filha de Hermes – respondeu Peleu. Tétis nada disse, apenas fez uma breve reverencia. Seus pensamentos estavam longe, muito longe dali, num futuro que jamais se realizaria... Nyla percebeu a distração da nereida e muito se interessou pelo fato. Aprofundou sua visão, então, e olhou para dentro da alma da noiva. O que viu a deixou com pena: confusão, paixão, desespero e desesperança.
– Tu és muito bela! – elogiou a semi-deusa à noiva – deves ser desejada por muitos homens e deuses. Tenho certeza que possuis sabedoria o suficiente para escolheres por quem te apaixonarás e quem deixarás participar de teu leito! – acrescentou, impudica.
Peleu tornou-se rubro como um pimentão diante do comentário de Nyla, pensando o quanto era desnecessário e inapropriado tal observação diante de uma mulher que estava casando-se naquele mesmo momento! Ele imaginava o tipo de criação que aquela menina havia recebido para falar algo assim! Deveria ter vindo de um país estranho, talvez Egito... Os egípcios tinham idéias muito erradas sobre o casamento. Porém como ela seria egípcia, se era tão branca quanto mármore?
Tétis surpreendeu-se com o comentário de Nyla, mas mais do que isto: ficou pensativa. Seria ela realmente sábia por estar casando-se com Peleu? Ela teve escolha? Seria ela sensata ao estar apaixonada por Zeus? Essas perguntas giravam em sua cabeça, implorando por respostas, que simplesmente não apareciam.
– Senhorita Nyla, não te esqueças que estás falando com Tétis no dia de seu casamento! – disse Peleu - Certo que ela é sábia, não só na área afetiva de sua vida, mas também no que diz respeito ao pudor. Certos comentários são desnecessários."
Concluindo, a fanfic possui 38 capítulos postados e ainda está em andamento. É uma leitura indicada para maiores de 18 anos, por conter temas escuros (como estupro e tortura) cenas carregadas de erotismo, sexo e lutas sangrentas. Mais que indico a leitura dessa original. Corra para lê-la, mas não antes de nos dizer o que pensa sobre nosso site e essa resenha.
Obrigada a Gisele por nos indicar sua fanfic e a todos que visitaram nosso site para ler essa resenha feita com muito carinho par vocês.
Beijos,
Jaci e Darinha.